QUEM SOMOS

Apresentação da Cooperativa

A Cooperativa Casa do Amparo é uma Instituição, sem fins lucrativos, no ramo da solidariedade social, com o objetivo de criar postos de trabalhos e dar a oportunidade aos profissionais de criarem os seus próprios projetos sociais através dos seus núcleos criados na margem sul de Lisboa, Baixa da Banheira, Quinta do Conde, Tavira e Monte Gordo.

Na Baixa da Banheira é conhecida como Casa do Caminho, em homenagem àqueles que serviram de ponte para auxiliarem as pessoas a alcançarem os seus objetivos de vida.

Em meados do Século III, na Palestina, as famílias saíam das suas cidades em busca de algo melhor com destino à capital. Sem dinheiro e sem comida, as famílias ficavam pelo caminho sem alcançarem os seus objetivos, e por vezes morrendo à fome por falta de recursos. Sabendo disso os Cristãos, criaram uma casa de abrigo para essas famílias desamparadas, oferecendo então os recursos necessários para aqueles que queriam ir mais além.

Dentro desta linha de pensamento, em 2014, a cooperativa surgiu num profundo sentimento de solidariedade para com as pessoas. Foi a partilha deste sentimento que levou três voluntários, numa vertente de empreendedorismo social, a empenharem-se na construção de um espaço, símbolo de um local onde se recuperam as energias do corpo e da alma, para a grande caminhada que cada ser humano tem pela frente. 

 

Núcleos da Casa do Amparo.

O Núcleos foram criados para dar respostas nas áreas sociais, terapêuticas, educação e da espiritualidade, com o objetivo não só de oferecer ferramentas, mas também, desenvolver a consciência de uma forma holística para todos aqueles que necessitam dos serviços prestados pela nossa equipa.

Os serviços dos núcleos alcançam o público das crianças, jovens, adultos e idosos, no sentido de valorizar a intergeracionalidade, fomentando a aprendizagem ao longo da vida.

Na Casa do Caminho, o primeiro núcleo da Casa do Amparo, foi pensado para oferecer terapias nas mais diversas áreas com o objetivo de fomentar em cada individuo uma consciência de si mesmo no sentido de adquirir ferramentas para encontrar respostas em saber como lidar com as emoções. Atualmente o Casa do Caminho desenvolve projetos sociais para a comunidade em parceria com várias instituições do concelho.

 

Na área da Educação o Âmaz - Centro Pedagógico Infantojuvenil, oferece salas de estudos como forma de dar apoio aos estudos para todos os ciclos escolares e nas pausas letivas escolares, o Âmaz oferece um leque de atividade lúdico-pedagógica no sentido de transmitir valores e uma consciência coletiva em saber respeitar o outro como a si mesmo. A Filosofia do Âmaz, é fomentar nas crianças um espírito critico, o saber valorizar o conhecimento a força do conhecimento pela educação.

 

Para a população mais experiente da vida, temos os idosos que por um lado tem muito que transmitir valores aos mais novos, e por outro lado ainda precisam de cuidados básicos como forma de fortalecer os laços afetivos. O Núcleo Sénior da Cooperativa Casa do Amparo, abraçou o projeto No Meu Tempo. Esse projeto desenvolve atividades de estimulação cognitiva, sensoriais, servindo como apoio às famílias dos idosos.

 

O Núcleo DOM é um núcleo que consiste em reunir pessoas para uma reflexão universal, no sentido de abordar temas pertinentes em como buscar um equilíbrio emocional para conquistar a paz interior nos tempos de atribulados de hoje. Atualmente o núcleo desenvolve:

Ø  Formação;

Ø  Cursos;

Ø  Palestras;

Ø  Estudos de grupos;

Todos os Núcleos trabalham de forma interativa no sentido de despertar um espirito coletivo, buscando solução para uma melhor intervenção na comunidade.

Filosofia

Independentemente das suas crenças, etnias ou partidos a Cooperativa do Amparo tem como objetivo acolher todas as pessoas que lhe batam à porta, no sentido de serem criadas respostas para as suas necessidades.

Missão

Tem como missão a promoção do empreendedorismo social, ajudando as pessoas a desenvolverem os seus projetos profissionais, essencialmente nas áreas sociais, não só com e para a infância, como também, para os “mais velhos” através da nossa filosofia de trabalho.

 Visão

Ser uma entidade de referência nas áreas em que se propõe intervir, pelos elevados índices de qualidade dos serviços prestados, e pela política de sustentabilidade e pela vertente humana.

Valores

- Inovação: disponibilizar às famílias e à comunidade em geral respostas inovadoras e simples que vão ao encontro das suas reais necessidades;

- Otimização: otimizar os recursos para melhorar as respostas existentes, valorizando sempre as pessoas e as suas competências, atuando no sentido da formação contínua e especializada;

- Participação: os beneficiários diretos e indiretos dos núcleos da Cooperativa têm um papel fundamental no desenvolvimento dos projetos existentes, pelo que a sua participação no planeamento, execução e avaliação das ações trará um valor acrescentado ao trabalho desenvolvido pelos cooperantes e técnicos;

- Humanização e relações de confiança: a empatia e o respeito pelo outro são a base da atuação da Cooperativa Casa do Amparo;

- Ética profissional: o respeito pela conduta dentro e fora da Cooperativa são os nossos alicerces e tal materializa-se no cumprimento dos princípios da confidencialidade, privacidade, transparência, brio profissional, comunicação aberta e rigor.

Mais informações:  dos Núcleos da cooperativa:

Casa do Amparo

https://coopcasadoamparo.blogspot.com/

https://rededevoluntarios3g.blogspot.com/

https://levasmecontigo.blogspot.com/

http://desateosnos.blogspot.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário